Cyber Crisiscomms

Quando os sistemas falham, a confiança tem de ser salvaguardada.

Organizações resilientes distinguem-se pela forma como comunicam em momentos críticos. Aqui encontra o caminho para preparar líderes e equipas para responder com clareza, confiança e estratégia.

Aqui encontra uma resposta estratégica e prática, com casos de estudo e modelos científicos para que seja possível aplicá-los rapidamente a situações de cibercrise semelhantes.

Formação para Lideranças e Equipas

Quero transformar a minha liderança e ser um líder visionário adquirir estratégias avançadas para cibercrises.

Formação para Segundas Linhas

Quero as minhas equipas prontas para comunicar de forma coordenada, clara e segura em cenários de ciberataque.

Manual de Comunicação para Cibercrises

Quero um documento estratégico que transforma incerteza em clareza, com o intuito de proteger a reputação da marca.

Troque o improviso pela estratégia.

Comece a liderar a transformação.

Trago uma abordagem direta, prática e profundamente humana, que desafia o convencional e prepara líderes para brilhar onde outros vacilam. Este treino transforma profissionais que não se escondem na crise, mas se destacam pela lucidez, calma e confiança responsável.

Formação para liderança e equipas

É um treino intensivo e prático, de 6 horas, para líderes e equipas de Gestão, Comunicação, Gestão, IT e Compliance. Proporciona uma visão integrada que guia líderes a mudanças significativas de como usar a comunicação em prol da reputação e segurança da organização.

O que pode aprender:

  • Elementos do planeamento preventivo de cibercrises – antecipar riscos e definir ações claras face às novas ameaças;
  • Estratégias de ação e comunicação em cibercrises – definir campos obrigatórios de resposta para a gestão da cibercrise;
  • Análise de casos de estudo – aprender com experiências reais e práticas;
  • Exercícios práticos de comunicação externa – aplicar protocolos para resposta segura e consistente.

Resultado: uma liderança e equipa preparada para responder com estratégia e sem improvisos, com demonstração de confiança mesmo nos piores cenários, de acordo com as obrigações legais e diretivas.

Formação para Equipas Internas

É um programa prático, de 4 horas, destinado às segundas linhas e pontos de contacto internos, para garantir clareza, consistência e confiança na resposta a cibercrises.

O que pode aprender:

  • Comunicação coordenada e credível em momentos críticos – definir a cadeia de comunicação e respetivas mensagens das equipas, a fim de evitar ruído interno e contradições.
  • Redução do risco operacional e reputacional – identificar os canais certos e mensagens pensadas para impedir fuga de informação e caos organizacional.
  • Dinâmicas práticas – aplicar conhecimento através de role-play com mensagens internas e exercícios de validação para consolidar a aprendizagem.

Resultado: equipas alinhadas, capazes de agir com rapidez e segurança, de forma a proteger a confiança da organização a partir de dentro.

Manual de Comunicação para Ciberataques

Construção de um manual único, adaptado à sua organização, que garante respostas rápidas e coordenadas em caso de cibercrise.

Este documento inclui:

  • Comité de Crise para Ciberataques;
  • Classificação dos ciberataques, com diversas matrizes;
  • Definição de régua de resposta comunicacional;
  • Definição de mensagens-chave para diferentes públicos para crises N1/prioridade máxima (interno e externo);
  • Documentos de apoio à cibercrise.

Resultado: um documento estratégico que transforma incerteza em clareza, com o intuito de ser de rápida ação e de proteção da reputação da marca.

Quer ser mais resiliente
às cibercrises?

Escolha o pacote inteiro ou o produto que lhe mais interessa. O orçamento é feito à medida.

Crio uma cultura de comunicação de crises.

ELSA LEMOS

Sou a Elsa Lemos. Gosto de extremos. De deixar fluir a minha criatividade e de ter tudo organizado. Do caos e da ordem. Da guerra e da paz. No meu trabalho juntei o melhor dos dois mundos: a comunicação e as crises.
A comunicação mais temida é a minha paixão. É o meu desafio diário. Amo preparar os outros para o pior que pode acontecer. Preparar a sua comunicação a todos os níveis porque tudo é comunicação: o que é dito e o que não o é.